Projeto Odyssey

Na última quinta-feira, a Microsoft abalou o cenário dos jogos ao anunciar a demissão de 1.900 funcionários em toda a Xbox, Bethesda e Activision Blizzard. No meio dessas mudanças, surgiu a notícia de que o presidente da Blizzard, Mike Ybarra, e o diretor de design-chefe, Allen Adham, estão deixando o estúdio. Acompanhando essas saídas, foi confirmado que o jogo de sobrevivência sem título, anteriormente conhecido pelo codinome Odyssey, não está mais em desenvolvimento.

Inspirado em títulos renomados como Minecraft e Rust, o projeto Odyssey estava ambientado em um novo universo e vinha sendo desenvolvido há seis anos, conforme fontes da Bloomberg relatam. A notícia do cancelamento pegou os funcionários de surpresa na quinta-feira, e muitos dos mais de 100 profissionais envolvidos no projeto foram informados simultaneamente sobre suas demissões.

Em um e-mail interno vazado, Matt Booty, presidente de conteúdo de jogos e estúdios da Microsoft, expressou que a empresa está “transferindo algumas das pessoas que estavam trabalhando nele para um dos vários novos projetos promissores que a Blizzard está nos estágios iniciais de desenvolvimento”. Contudo, as circunstâncias e os detalhes dessas transferências permanecem nebulosos.

O cancelamento do projeto ocorreu principalmente devido a problemas técnicos relacionados ao motor de jogo utilizado para sua criação. Inicialmente prototipado no Unreal Engine da Epic, a equipe da Blizzard concluiu que essa tecnologia não atenderia aos requisitos deles, especialmente a necessidade de mapas vastos suportando até 100 jogadores simultaneamente.

O objetivo era que a equipe do Odyssey utilizasse o Synapse, um motor interno da Blizzard originalmente desenvolvido para jogos móveis. Entretanto, esse conjunto de ferramentas e tecnologias não estava pronto para produção, levando ao cancelamento do projeto quando ficou evidente que o Synapse ainda não atendia aos padrões necessários.

O Odyssey, que tinha potencial para se tornar uma experiência única de sobrevivência, agora permanece como um projeto não realizado, deixando a equipe e os fãs desapontados diante dessa reviravolta inesperada.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *