Lançado na noite de segunda-feira, 19 de agosto, Black Myth: Wukong rapidamente se tornou um fenômeno, estabelecendo um novo recorde de jogadores no Steam para um jogo single-player na plataforma.
Em poucas horas, o jogo alcançou um pico impressionante de 1,78 milhão de jogadores simultâneos, um feito notável para um estúdio relativamente desconhecido como a Game Science, da China.
Um Começo Triunfante
O lançamento de Black Myth: Wukong foi avassalador. Superando outros gigantes da indústria, como Cyberpunk 2077, Elden Ring, Hogwarts Legacy e Baldur’s Gate 3, o jogo agora ocupa a quarta posição no ranking de maior número de jogadores simultâneos na história do Steam, considerando tanto jogos single-player quanto multiplayer.
Apenas Counter-Strike 2 (1,81 milhões), Palworld (2,1 milhões) e PUBG: Battlegrounds (3,25 milhões) conseguiram reunir mais jogadores online ao mesmo tempo.
Esse sucesso é ainda mais surpreendente quando se considera que Black Myth: Wukong não contou com uma campanha de marketing massiva.
Ao contrário de muitos grandes lançamentos, o jogo conquistou sua popularidade principalmente através de trailers que destacaram seus gráficos espetaculares e uma ambientação imersiva.
O Poder do Hype e da Curiosidade
Sem uma grande máquina de marketing por trás, Black Myth: Wukong conseguiu criar seu próprio “hype” através de uma série de trailers que capturaram a imaginação dos jogadores.
Esses vídeos, que mostravam gráficos de alta qualidade, geraram uma enorme expectativa. Além disso, o jogo foi favorecido pelo fator surpresa, já que surgiu quase do nada, vindo de um estúdio chinês que até então era pouco conhecido fora do país.
Mais de 1,7 milhão de jogadores decidiram conferir se Black Myth: Wukong realmente entregava o que os trailers prometeram, e esse número só reflete os dados do Steam.
Ainda não temos os números oficiais de vendas no PlayStation 5 ou na plataforma WeGame, que distribui o jogo na China.
O sucesso de Black Myth: Wukong entre os jogadores chineses tem sido notável. Conforme compartilhado por Simon Carless, fundador da GameDiscoverCo, em uma postagem no X (antigo Twitter), 88,1% dos jogadores simultâneos do game são da China, mostrando a enorme popularidade do jogo em seu país de origem.
Um Recado Claro para a Indústria Ocidental
O sucesso de Black Myth: Wukong também envia uma mensagem importante para os estúdios e a mídia ocidentais. Durante o desenvolvimento do jogo, a Game Science enfrentou críticas por não aderir a certas agendas políticas frequentemente presentes em muitos títulos ocidentais.
No entanto, a postura da Game Science não afetou o desempenho comercial do jogo; pelo contrário, Black Myth: Wukong está a caminho de gerar lucros substanciais.
Essa combinação de sucesso comercial e crítica desafia a ideia de que é necessário seguir tendências culturais específicas para alcançar o sucesso global.
Em vez disso, Black Myth: Wukong mostra que uma boa história, gráficos de alta qualidade e uma jogabilidade fluída são suficientes para conquistar jogadores, independentemente das normas culturais e políticas.
Futuro Promissor
Com um início tão promissor, as expectativas para o futuro de Black Myth: Wukong são altas. O jogo já é um marco no cenário dos games, não apenas por quebrar recordes, mas também por representar um novo capítulo na história dos jogos desenvolvidos fora do eixo tradicional dos grandes estúdios ocidentais e japoneses.
Embora que os números de vendas no PlayStation 5 e na WeGame, uma das maiores plataformas de distribuição digital na China, ainda não foram divulgados, é seguro dizer que o sucesso de Black Myth: Wukong não se limita ao Steam.
À medida que mais jogadores ao redor do mundo descobrem o jogo, é provável que ele continue a crescer em popularidade, talvez até ultrapassando suas já impressionantes marcas iniciais.
Se você ainda não experimentou Black Myth: Wukong, vale a pena conferir o que fez milhões de jogadores mergulharem nessa aventura.
O jogo promete continuar no topo das discussões da comunidade gamer por muito tempo, e seu impacto na indústria pode ser um precursor de mais sucessos vindos de estúdios menos conhecidos, mas igualmente talentosos.
FONTE: tecmundo