Indústria de jogos em crise

A indústria de jogos está passando por um período tumultuado, com muitas empresas lutando pela sobrevivência enquanto outras fecham as portas. Segundo a Keoken Interactive, uma das principais questões é a dificuldade em obter financiamento para o desenvolvimento de novos jogos, o que pode resultar em mais fechamentos nos próximos meses.

Koen Deetman, co-fundador da Keoken, conversou com o GI.biz sobre as atuais dificuldades em garantir financiamento. Ele compartilhou que nos últimos dois anos fez mais de 200 apresentações para obter financiamento para cinco jogos, mas sem sucesso.

Conhecida por jogos como “Deliver Us“, a Keoken está ajustando protótipos para tornar os projetos mais atrativos para as editoras, mas as dificuldades persistem. Apesar de terem adaptado e modificado esses cinco jogos para atrair mais de 40 editoras, continuam recebendo respostas negativas.

Deetman compartilhou: “Quando você cria, adapta e altera o conceito de cinco jogos diferentes para mais de 40 editoras e continua sendo rejeitado porque é muito singular, não é singular o suficiente, o orçamento é muito alto, o orçamento é muito baixo, é muito comercial, não é comercial o suficiente, você começa a se perguntar se nós precisamos mesmo olhar novamente para o espelho ou se existem outros problemas aqui.”

Ele continua afirmando que “o modelo de como os jogos eram feitos está colapsando e é desesperadamente necessário encontrar uma forma mais eficiente e sustentável de criar essas experiências. Isso, combinado com a recuperação pós-COVID, sinais de recessão e inflação, e a onda maciça de demissões que afeta a maioria das empresas, causa uma tremenda espiral descendente de pessimismo.”

Para Deetman, isso resulta em uma menor disposição para correr riscos e na necessidade de buscar outras fontes de financiamento, mas nem sempre isso é bem-sucedido. A produtora tentou criar mapas para Fortnite, demitiu funcionários e os co-fundadores estão sem salário há meses, mas mesmo assim o futuro da empresa não está garantido.

O desenvolvimento de jogos é caro e desafiador. Quando tanto dinheiro é necessário para criar um jogo, é compreensível que seja importante mitigar os riscos ou que os investidores pelo menos consigam recuperar o dinheiro.

No entanto, este modelo parece muito difícil de ser lucrativo para uma produtora, pois acredito que a maioria dos bons jogos precisa de muito tempo para se pagar, o que significa que as produtoras ficam sem grande parte das possíveis receitas.

Apesar do sucesso dos jogos “Deliver Us”, que foram jogados por milhões e ainda continuam vendendo bem, a Keoken afirma que está próxima de ficar sem recursos. Eles tentarão encontrar investidores e chamar a atenção para seus projetos na GDC, mas será a última tentativa antes de encerrar as atividades.

FONTE: eurogamer

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *