
Ao longo dos últimos anos, a Sony tem trilhado um caminho de expansão no cenário de jogos para PC, uma decisão estratégica que tem se revelado bem-sucedida com títulos renomados como God of War, Horizon Zero Dawn e Marvel’s Spider-Man.
Recentemente, a empresa deu mais um passo ousado ao lançar Helldivers 2, um jogo de tiro cooperativo em terceira pessoa desenvolvido pela Arrowhead Game Studios, simultaneamente no PS5 e no PC.
Este movimento estratégico consolidou sua presença no mercado dos Pcs gamers, e também estabeleceu um novo recorde, tornando-se o maior lançamento da Sony na plataforma PC até o momento.
Expandir a Presença em Multiplataforma

Em meio a esse sucesso, a Sony parece estar intensificando seus esforços para explorar as oportunidades oferecidas pelo mercado de PC. Durante uma sessão de perguntas e respostas recente como parte da apresentação de resultados trimestrais, Hiroki Totoki, presidente da SIE e da PlayStation, expressou uma abordagem proativa e agressiva para expandir a presença da empresa no espaço multiplataforma.
Totoki enfatizou que, embora no passado o foco estivesse em popularizar os consoles, agora há uma compreensão clara de que títulos first-party podem prosperar em várias plataformas, incluindo computadores.
Ele ressaltou a sinergia resultante dessa abordagem, onde jogos de qualidade não apenas fortalecem a presença nos consoles, mas também se beneficiam de um lançamento multiplataforma, contribuindo para melhorar o lucro operacional da empresa.
Título First-Party Day one No PC
O exemplo do lançamento simultâneo de Helldivers 2 no PS5 e PC destaca-se como um desvio da prática comum, onde os lançamentos são geralmente escalonados, com os títulos chegando ao PC muito depois de sua estreia nos consoles PlayStation. Outro título first-party da Sony, o remaster de Until Dawn, também está programado para seguir essa tendência, sendo lançado simultaneamente no PC.
A estratégia da Sony de ser mais proativa e agressiva nos lançamentos multiplataforma no PC diversifica a base de jogadores, e se alinha com a visão de melhorar a margem de lucro. Totoki expressou a crença de que há oportunidades para impulsionar a margem, indicando um compromisso mais forte com a expansão global para além dos consoles tradicionais.
A empresa anunciou, em maio de 2022, que cerca de 50% de seu portfólio first-party teria uma presença no PC até o ano fiscal de 2025/26, confirmando assim seu comprometimento com essa nova abordagem. Esse movimento estratégico visa aumentar a acessibilidade dos jogos exclusivos da Sony, e também capitalizar o amplo mercado de jogadores de PC.
Conclusão
Em resumo, a Sony está navegando por águas inexploradas ao adotar uma postura proativa e agressiva em relação aos lançamentos multiplataforma no PC. Com o sucesso de títulos como Helldivers 2, a empresa está colhendo os frutos dessa estratégia, marcando uma nova fase na evolução da PlayStation para além dos limites tradicionais, visando ampliar sua influência e presença global no universo dos jogos.
Leia também:
- Tales of Arise: Disponível no Game Pass a partir de 20 de fevereiro
- Outcast – A New Beginning: Demo já está disponível
- Exclusivos para PlayStation: Sony desacelera lançamentos em 2024