Durante a Game Developers Conference (GDC) de 2024, a AMD surpreendeu ao anunciar o AMD FSR 3.1, uma atualização de sua tecnologia de upscaling.

Esta nova versão promete não apenas melhorias na qualidade da imagem, mas também introduz novas capacidades para aprimorar ainda mais a experiência de jogo dos usuários.

Melhorias na Qualidade da Imagem

Uma das principais melhorias do AMD FSR 3.1 está na qualidade da imagem. A tecnologia foi aprimorada para proporcionar uma estabilidade aprimorada tanto em momentos de repouso quanto em movimento.

Isso significa uma redução na cintilação, oscilação e efeito fantasma, resultando em uma experiência visual mais imersiva para os jogadores.

Principais Melhorias:

  • Estabilidade Visual: Redução de cintilação e oscilação.
  • Eliminação de Efeito Fantasma: Melhoria na clareza de objetos em movimento.
  • Maior Qualidade: Qualidade de imagem mais realista.

Separação do Upscaling do FSR 3

Uma das mudanças nesta atualização é a separação do upscaling do FSR 3 da geração de quadros. Isso abre a possibilidade para os desenvolvedores combinarem a tecnologia de geração de quadros do FSR 3.1 com outras soluções de upscaling, oferecendo mais flexibilidade na criação de jogos.

Benefícios da Separação:

  • Flexibilidade para Desenvolvedores: Permite a combinação de diferentes tecnologias de upscaling.
  • Otimização Personalizada: Possibilita ajustes específicos para cada jogo.
  • Melhor Desempenho: Potencial para otimizações mais eficientes.

Nova API AMD FidelityFX

Para facilitar a implementação do AMD FSR 3.1, a AMD introduziu também uma nova API chamada AMD FidelityFX. Essa API torna mais fácil para os desenvolvedores realizar a depuração e oferece compatibilidade futura com versões atualizadas do FSR.

Além disso, o suporte para Vulkan e Xbox Game Development Kit (GDK) amplia as possibilidades de utilização da tecnologia em diferentes plataformas e engines de jogos.

Características da API AMD FidelityFX:

  • Facilidade de Implementação: Simplifica o processo de integração para desenvolvedores.
  • Depuração Eficiente: Ferramentas aprimoradas para identificar e corrigir problemas.
  • Compatibilidade Ampliada: Suporte para Vulkan e Xbox GDK.

Primeiro Título Confirmado

O primeiro jogo confirmado para receber suporte ao AMD FSR 3.1 é Ratchet & Clank: Rift Apart. Esta atualização promete melhorar ainda mais a qualidade de imagem do jogo e permitir sua integração com outras soluções de upscaling já presentes no jogo, proporcionando uma experiência visual ainda mais deslumbrante para os jogadores.

Impacto no Ratchet & Clank: Rift Apart:

  • Qualidade de Imagem: Melhoria significativa na resolução e detalhes visuais.
  • Integração com Outras Tecnologias: Combinação com outras técnicas de upscaling para uma experiência superior.
  • Desempenho Melhorado: Otimizações que garantem fluidez durante o jogo.

Continuação do Suporte ao AMD FSR 3.0

Enquanto o AMD FSR 3.1 está gerando expectativas, a AMD também continua a dar suporte ao AMD FSR 3.0. Até o momento, a tecnologia está disponível em 19 jogos, incluindo lançamentos recentes como Avatar: Frontiers of Pandora, Starfield e Like a Dragon: Infinite Wealth.

Além disso, a AMD revelou que 21 jogos em desenvolvimento estão planejando integrar a tecnologia, expandindo ainda mais sua adoção.

Jogos Suportados pelo AMD FSR 3.0:

  • Lançamentos Recentes: Avatar: Frontiers of Pandora, Starfield, Like a Dragon: Infinite Wealth.
  • Próximos Lançamentos: 21 jogos em desenvolvimento planejando integração com FSR 3.0.

Conclusão

Com o anúncio do AMD FSR 3.1, a AMD continua a inovar e oferecer soluções avançadas para melhorar a experiência de jogo dos usuários.

Com melhorias na qualidade da imagem e a introdução de novas capacidades, os jogadores terão jogos ainda mais bonitos e detalhados.

O compromisso da AMD em oferecer tecnologias de ponta, mesmo para hardware menos potente, demonstra sua dedicação em proporcionar uma experiência de jogo superior para todos os tipos de jogadores.

Resumo das Inovações do AMD FSR 3.1:

  • Melhoria na Qualidade da Imagem: Redução de artefatos visuais e melhor estabilidade.
  • Separação de Tecnologias: Flexibilidade para desenvolvedores combinarem diferentes soluções de upscaling.
  • Nova API AMD FidelityFX: Facilita a implementação e depuração, com suporte ampliado para várias plataformas.
  • Suporte Contínuo ao FSR 3.0: Expansão da adoção da tecnologia em jogos novos e em desenvolvimento.

Com estas inovações, o AMD FSR 3.1 promete elevar ainda mais o padrão de qualidade e desempenho nos jogos, reafirmando a posição da AMD como líder em tecnologias de upscaling e melhoria visual.

FONTE: eurogamer

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *