O The Game Awards 2024 trouxe momentos marcantes e inesperados, mas nem todos ficaram satisfeitos com os resultados.
Entre eles, Feng Ji, diretor de Black Myth Wukong, demonstrou sua frustração após o jogo não levar o prêmio de Jogo do Ano (GOTY), que foi conquistado por Astro Bot.
Apesar disso, Feng Ji agradeceu o apoio dos fãs e refletiu sobre a experiência em uma publicação.
Desabafo do Diretor Feng Ji
Feng Ji, diretor de Black Myth Wukong, utilizou a rede social chinesa Weibo para expressar sua decepção com a derrota na principal categoria da premiação.
Ele revelou que, há dois anos, já havia preparado um discurso de aceitação para o GOTY 2024, acreditando no potencial de sua obra.
“Os jogos indicados este ano são todos excelentes, mas eu realmente não entendo os critérios de seleção para o Jogo do Ano deste ano. Estou aqui à toa!”, declarou o diretor.
Mesmo com a frustração, Feng Ji reforçou o quanto o suporte dos fãs foi fundamental para o sucesso do jogo.
“De ontem para hoje, vi muitos comentários humorísticos e desconstruídos, o que é hilário. Isso me faz sentir o carinho da comunidade”, comentou o desenvolvedor.
Sucesso e Reconhecimento
Apesar de não ter conquistado o GOTY, Black Myth Wukong brilhou em outras categorias importantes no The Game Awards 2024.
O jogo foi coroado como o Melhor Jogo de Ação, um reconhecimento merecido por sua jogabilidade, combate refinado e execução técnica.
Além disso, o game conquistou o prêmio Player’s Voice, uma categoria onde o público tem voz direta na escolha, reafirmando sua popularidade global e conexão com os jogadores.
Inspirado na mitologia chinesa, Black Myth Wukong foi lançado em agosto deste ano, rapidamente ganhando status de fenômeno mundial.
Em poucos meses, o jogo já acumula 20 milhões de cópias vendidas, provando que sua abordagem ambiciosa conquistou um espaço especial entre os maiores lançamentos do ano.
Emoções nos Bastidores
Durante a cerimônia, a derrota de Black Myth Wukong deixou marcas nos desenvolvedores.
De acordo com Alanah Pearce, ex-funcionária do Santa Monica Studio, um membro da equipe da Game Science foi visto chorando após o anúncio de Astro Bot como o vencedor do Jogo do Ano.
“Isso claramente significou muito para eles. Eles criaram algo incrível, mas ainda assim foi surpreendente ver essa reação tão emocional”, comentou Pearce.
Feng Ji também refletiu sobre os sentimentos de sua equipe:
“Posso entender completamente essa infelicidade. Por trás dessas emoções não há dor ou malícia, mas autoestima e autoconfiança. Nós demos tudo de nós neste projeto.”
Critérios do GOTY em Debate
A vitória de Astro Bot no The Game Awards 2024 reacendeu uma discussão acalorada sobre os critérios de seleção para o prêmio de Jogo do Ano.
O evento, reconhecido como um dos mais importantes da indústria, utiliza critérios avaliativos que nem sempre são completamente claros, gerando dúvidas tanto em jogadores quanto em desenvolvedores.
Os debates giram em torno de quais aspectos possuem maior peso na escolha do vencedor. Alguns acreditam que a inovação deve ser o principal diferencial, destacando jogos que tragam experiências nunca antes vistas.
Outros defendem que aspectos técnicos, como gráficos, desempenho, e jogabilidade, são mais importantes, enquanto uma parcela da comunidade considera que a popularidade de um jogo entre o público deveria ser determinante.
Maior Transparência Na Premiação
No caso de Black Myth Wukong, os fãs argumentam que o jogo ofereceu uma combinação rara de excelência técnica e narrativa, destacando-se por sua abordagem ambiciosa à mitologia chinesa e pelo combate altamente refinado.
Muitos esperavam que essas características fossem suficientes para garantir o troféu principal, especialmente considerando o impacto cultural e comercial que o título alcançou em tão pouco tempo.
Esse cenário deixa claro que os critérios para a escolha do GOTY não são absolutos, e os resultados muitas vezes refletem as prioridades e perspectivas de quem está avaliando.
Ainda assim, o debate é válido e reforça a importância de maior transparência na premiação, para que tanto os desenvolvedores quanto a comunidade entendam melhor o que define o melhor jogo do ano.
O Que Você Achou Do GOTY 2024?
A derrota no GOTY 2024 pode ter sido amarga para a equipe de Black Myth Wukong, mas os prêmios conquistados e o sucesso comercial provam que o jogo é uma verdadeira obra-prima.
O jogo conquistou milhões de jogadores ao redor do mundo e consolidou a desenvolvedora chinesa como um dos estúdios mais promissores da indústria.
Apesar da derrota na categoria mais cobiçada, Black Myth Wukong já entrou para a história como um dos maiores sucessos da Game Science.
Qual a sua opinião sobre a escolha do GOTY? Compartilhe nos comentários e continue acompanhando nossas notícias para saber tudo sobre o mundo dos games!
FONTE: Eurogamer